Célio Luiz de Paula

0
489

 

Célio Luiz de Paula Gomes, Mestre Célio Gomes, conheceu a capoeira ainda menino. Tudo começou em Padre Miguel quando começou a treinar com Mestre Poeira no início da década de 80, logo em seguida começou a trabalhar com capoeira show pelas ruas do Rio de Janeiro e com o Projeto SEMEAR.

Durante suas andanças conheceu a roda de Caxias onde teve pela primeira vez o contato com a capoeira angola, passando então a integrar o GCAP (Grupo de Capoeira Angola Pelourinho) onde tinha o Mestre Manoel como coordenador do trabalho.

Na década de 90 foi convidado para fazer parte da FICA, onde os Mestres, Cobra Mansa, Jurandir e Valmir coordenavam o grupo. Após cinco anos de filiação ao grupo, Célio Gomes foi reconhecido como contramestre.

Alguns anos depois fundou o seu próprio Grupo, o Aluandê Capoeira Angola. 10 anos depois de receber o título de contramestre, no ano de 2003 em Belo horizontes, Célio Gomes foi reconhecido formalmente como mestre da capoeira angola, pelas mãos dos Mestres Cobra Mansa, Jurandir e Valmir no mesmo local.

Atual coordenador do Trabalho dentro do Aluandê onde realiza eventos anuais convidando os mestres mais antigos para passar os ensinamentos e preservar a nossa cultura. Um dos idealizadores do atual movimento chamado Conexão Carioca.

Coordenador da Roda na Rua do Lavradio na Feira do Rio Antigo, há mais de cinco anos. Atualmente possui um trabalho na Fundição Progresso, um centro cultural, casa de shows e escola de modelo único no mundo onde a arte é pensada, produzida, ensinada e apresentada para milhares de pessoas anualmente.

Quer participar da oficina de vivência do Mestre Célio Gomes? Será às 10h na Roda de Abertura, no dia 25/10 –  sexta-feira. Se inscreva!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui