Mestre Célio Gomes

0
316

Nascido em 1970, na cidade do Rio de Janeiro, o mestre de capoeira e educador cultural, Célio Luiz de Paula Gomes, teve o seu primeiro contato com a arte da capoeira em 1980, tendo o Mestre Poeira como primeiro professor.

Com o objetivo de potencializar as dimensões culturais, sociais, políticas, corporais e afetivas de crianças e adolescentes, em 1988, Mestre Célio e outro companheiros deram início ao Projeto Semear – iniciativa que proporciona práticas lúdico-esportivas e artístico-culturais, em período complementar à jornada escolar.

Em 1990, entrou para Grupo de Capoeira Angola Pelourinho o (GCAP), coordenado pelo Mestre Manoel. Em 1998, foi convidado para fazer parte da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), grupo coordenado pelos mestres Jurandir, Cobra Mansa e Valmir. Nesta época, participou da criação da FICA Rio.

Em 2003, recebeu o título de contramestre pelas mãos do Mestre Cobra Mansa e em 2005 fundou o grupo Aluandê Capoeira Angola, que promove eventos anuais, nos quais os mestres antigos passam os seus ensinamentos aos jovens. Em 2013, foi consagrado Mestre de Capoeira Angola.

Um dos idealizadores do movimento Conexão Carioca, Mestre Célio coordena, há mais de cinco anos, a roda na Rua do Lavradio – na Feira do Rio Antigo.

 

Venha participar da vivência com o Mestre Célio Gomes que estará estará no dia 25/10, sexta, às 10h com sua oficina de Vivência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui