Mestre Dnei

0
265

Elinei Jorge R. Sta Rosa, Mestre Dnei. Nasceu aos vinte e três dias do mês de abril do ano de mil novecentos e setenta e seis.

Começou a treinar capoeira ainda criança, sendo incentivado por seu saudoso professor primário( Carlile N. De Jesus). Por seu pai (Elias Santa Rosa) não gostar de capoeira, o Mestre Dnei, então conhecido como “nei”, ia olhar as rodas de rua que aconteciam no bairro onde morava quando ainda criança e hoje se mantém a associação GINGARTE, criada por ele aos 18 anos de idade.

Começou a ensinar capoeira aos 12 anos de idade no quintal da sua residência no bairro da Cidade Nova em salvador- BA, e no colégio Estadual Anísio Teixeira.

Aos 16 anos sendo o primeiro instrutor de capoeira do colégio até os 23 anos, em 1999 se juntou ao Mestre Um por um na Associação Chapéu de Couro e em 2006 foi formado a mestre pelo mesmo.

Em 2007 Criou a RODA da VELA, evento que visa reverenciar, homenagear os nossos ancestrais que lutaram pela nossa causa cultural.

Foi maestro da orquestra de berimbaus do bloco GUNGA na década de 90, comandado pelo mestre Môa do Katendê em parceria com a ABCA- Associação Brasileira de Capoeira Angola.

Desenvolveu em 2005 a RODA da SOPA, que visava alimentar e levar cultura à periferia mal assistida.

Recebeu o prêmio BERIMBAU DE OURO, no ano de 2016 pela criação e manutenção da RODA DA VELA.

Em 2017 foi vice-campeão do FESTICANCA – Festival de Canções de Capoeira junto com seus discípulos. Realiza anualmente a SEMANA CULTURAL GINGARTE no mês de abril, aniversário da associação e do Mestre Dnei.

Criou um compromisso com a comunidade capoeirística realizando a mais de 21 anos a RODA da GUERRA PELA PAZ, no dia 31 de dezembro.

O Mestre Dnei junto a associação GINGARTE a aproximadamente 25 anos visa criar, conscientizar, manter e defender adeptos compromissados com a capoeira e a nossa cultura brasileira. Hêa!

Venha participar da vivência com o Mestre Dnei que estará estará no dia 27/10, ás 8hs na oficina de Vivência 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui